A Paróquia

fachada 

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré foi fundada em 31/12/1954 e nessa trajetória de quase 62 anos, sua história é repleta de fatos e pessoas que ficaram e ficarão registrados em livros e na memória dos paroquianos.

.

timeline-left

 1954 a 1979   

.

O primeiro pároco foi o Padre Armindo Machado. Em 08/09/62, Padre José Guerra é nomeado vigário, permanecendo até fevereiro de 1966. Até essa época a paróquia não tinha ainda um padroeiro ou padroeira. Padre José Guerra recebia em algumas ocasiões amigos de Belém do Pará. Em uma dessas visitas, estando ele preocupado com a escolha do(a) padroeiro(a), esses seus amigos deram-lhe a sugestão que foi bem aceita: Nossa Senhora de Nazaré seria a padroeira!

Essas mesmas pessoas doaram à paróquia uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, e é a mesma que hoje fica exposta no presbitério, ao lado do altar.

.

 

1969 a 1969 timeline-right

Em 28/02/69, toma posse como pároco o  padre Antônio Lopes de Almeida (padre Toninho).

Em abril de 1969, deu início à Ação Social. Diversos cursos foram iniciados, tais como: alfabetização de adultos, corte e costura, grupo de jovens, evangelização e curso de noivos.

Em 09/06/69, ele, juntamente com alguns jovens foi preso sob acusação de subversão. Era o regime militar. Ficou preso até 18/06/69.

Em agosto de 1970, padre Toninho deixa a paróquia para reassumi-la em 11/02/71, após 6 meses de vacância, ficando até 23/08/74, quando foi transferido para a cidade de Nova Lima.

Em 24/11/74, toma posse o novo pároco, Frei Odilon Silva (Frei Osório).

De personalidade forte, empreendedor, suspendeu por um tempo as ações sociais e, com campanhas para arrecadar fundos, começou várias obras: reforma e acabamento da igreja, construção do ambulatório, casa e salão paroquiais, quadra para esportes e dispensário.

Sua preocupação, segundo aqueles que com ele conviveram, eram os doentes, pobres e a evangelização. Incentivou o povo a conseguir terrenos para a construção das capelas Santa Cecília (Waldemar Diniz) e Santa Lúcia (Ana Lúcia).

Fato digno de nota da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré foi o seguinte: de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte, a nossa paróquia foi a primeira a iniciar a “Novena de Natal”, isto em 1975, propiciando uma aproximação e reconciliação de várias famílias do Bairro, isto porque, na época da revolução de 1964, a residência aqui de vários militares trazia um certo desconforto entre as famílias.

No dia 31/12/1979, Dom João Rezende Costa preside a cerimônia de celebração do Jubileu de Prata de nossa Paróquia.

.

 

timeline-left1979 a 1988

Aos 02/06/84, Frei Osório deixa a paróquia e atrás de si um rastro de feitos e amizades.

No dia 10/06/84, com a presença de Dom Arnaldo Ribeiro, toma posse como pároco Padre Doril Ferreira da Glória. Não quis modificar os costumes da comunidade.

No dia 13/12/87, Dom Arnaldo Ribeiro oficiou a bênção solene na Capela Santa Lúcia (Bairro Ana Lúcia)

Com a saúde precária, padre Doril renunciou a paróquia no dia 22/12/88. O seu sucessor, Monsenhor Lydio de Miranda Murta, que já o vinha substituindo desde o mês de novembro, toma posse em 08/01/89.

.

 

1989 – Atual timeline-right

Dinâmico, começa sua gestão chamando as pessoas para uma participação mais ativa na igreja. Dá força à criação de pastorais, movimentos e caminhadas. Assim, foram surgindo as pastorais da saúde, da sobriedade, da criança, movimento de casais, grupo para organizar eventos e a famosa escola da fé, na qual o Monsenhor coloca amor e carinho.

Com empenho e determinação ele começa reformas na casa paroquial e como o templo que acolhia a igreja estava em situação precária, empreende uma obra que na época causou alguma polêmica: derruba o antigo prédio e constrói um novo, confortável e bonito (tudo em apenas 956 dias).

Em 05/07/1999 iniciou uma empreitada difícil, a construção do Ginásio Poliesportivo, cuja conclusão só Deus sabia quando. Depois de 14 anos e quatro dias, dos quais descontados quatro anos e oito meses de quase paralisação, a este empreendimento nos dedicamos durante nove anos e três meses. Em 09/julho/2013 o Ginásio foi inaugurado recebendo o nome de Ginásio Poliesportivo Monsenhor Lydio Murta.

Em todas as reivindicações dos moradores do bairro, na linha de frente das lutas, está sempre o Mons. Lydio, nunca deixando o povo lutar sozinho e conclamando a todos a exercer a cidadania. E na história de 60 anos da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Bairro Santa Inês, ficam registrados esses 5 (cinco) párocos. Cada um com seu modo de trabalhar e juntamente com os paroquianos fazem a história.