A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré foi fundada em 31/12/1954 e nessa trajetória de quase 62 anos, sua história é repleta de fatos e pessoas que ficaram e ficarão registrados em livros e na memória dos paroquianos.

 1954 a 1979

. O primeiro pároco foi o Padre Armindo Machado. Em 08/09/62, Padre José Guerra é nomeado vigário, permanecendo até fevereiro de 1966. Até essa época a paróquia não tinha ainda um padroeiro ou padroeira. Padre José Guerra recebia em algumas ocasiões amigos de Belém do Pará. Em uma dessas visitas, estando ele preocupado com a escolha do(a) padroeiro(a), esses seus amigos deram-lhe a sugestão que foi bem aceita: Nossa Senhora de Nazaré seria a padroeira! Essas mesmas pessoas doaram à paróquia uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, e é a mesma que hoje fica exposta no presbitério, ao lado do altar.

.

1969 a 1969

Em 28/02/69, toma posse como pároco o  padre Antônio Lopes de Almeida (padre Toninho). Em abril de 1969, deu início à Ação Social. Diversos cursos foram iniciados, tais como: alfabetização de adultos, corte e costura, grupo de jovens, evangelização e curso de noivos. Em 09/06/69, ele, juntamente com alguns jovens foi preso sob acusação de subversão. Era o regime militar. Ficou preso até 18/06/69. Em agosto de 1970, padre Toninho deixa a paróquia para reassumi-la em 11/02/71, após 6 meses de vacância, ficando até 23/08/74, quando foi transferido para a cidade de Nova Lima. Em 24/11/74, toma posse o novo pároco, Frei Odilon Silva (Frei Osório). De personalidade forte, empreendedor, suspendeu por um tempo as ações sociais e, com campanhas para arrecadar fundos, começou várias obras: reforma e acabamento da igreja, construção do ambulatório, casa e salão paroquiais, quadra para esportes e dispensário. Sua preocupação, segundo aqueles que com ele conviveram, eram os doentes, pobres e a evangelização. Incentivou o povo a conseguir terrenos para a construção das capelas Santa Cecília (Waldemar Diniz) e Santa Lúcia (Ana Lúcia). Fato digno de nota da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré foi o seguinte: de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte, a nossa paróquia foi a primeira a iniciar a “Novena de Natal”, isto em 1975, propiciando uma aproximação e reconciliação de várias famílias do Bairro, isto porque, na época da revolução de 1964, a residência aqui de vários militares trazia um certo desconforto entre as famílias. No dia 31/12/1979, Dom João Rezende Costa preside a cerimônia de celebração do Jubileu de Prata de nossa Paróquia.

1979 a 1988

Aos 02/06/84, Frei Osório deixa a paróquia e atrás de si um rastro de feitos e amizades. No dia 10/06/84, com a presença de Dom Arnaldo Ribeiro, toma posse como pároco Padre Doril Ferreira da Glória. Não quis modificar os costumes da comunidade. No dia 13/12/87, Dom Arnaldo Ribeiro oficiou a bênção solene na Capela Santa Lúcia (Bairro Ana Lúcia) Com a saúde precária, padre Doril renunciou a paróquia no dia 22/12/88. O seu sucessor, Monsenhor Lydio de Miranda Murta, que já o vinha substituindo desde o mês de novembro, toma posse em 08/01/89.

1989 – 2018

Dinâmico, começa sua gestão chamando as pessoas para uma participação mais ativa na igreja. Dá força à criação de pastorais, movimentos e caminhadas. Assim, foram surgindo as pastorais da saúde, da sobriedade, da criança, movimento de casais, grupo para organizar eventos e a famosa escola da fé, na qual o Monsenhor coloca amor e carinho. Com empenho e determinação ele começa reformas na casa paroquial e como o templo que acolhia a igreja estava em situação precária, empreende uma obra que na época causou alguma polêmica: derruba o antigo prédio e constrói um novo, confortável e bonito (tudo em apenas 956 dias). Em 05/07/1999 iniciou uma empreitada difícil, a construção do Ginásio Poliesportivo, cuja conclusão só Deus sabia quando. Depois de 14 anos e quatro dias, dos quais descontados quatro anos e oito meses de quase paralisação, a este empreendimento nos dedicamos durante nove anos e três meses. Em 09/julho/2013 o Ginásio foi inaugurado recebendo o nome de Ginásio Poliesportivo Monsenhor Lydio Murta.

Em Agosto de 2018, Mons. Lydio de Miranda Murta recebeu do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o título de pároco emérito, permanecendo em nossa paróquia até o dia 11 de setembro de 2018.

Atualmente, ele reside no Convívio Emaús, no bairro Dom Cabral, em Belo Horizonte | MG.

PADRE MÁRCIO ANTÔNIO DE PAIVA – OUT/2012 | SET/2018

Em Outubro de 2012, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré recebeu com grande alegria Padre Márcio Antonio de Paiva como vigário paroquial.

Natural de Abre Campo|MG, entrou para o seminário Nossa Senhora da Assunção em Mariana, em 1982, onde estudou o ensino médio, Filosofia e Teologia.  Foi ordenado sacerdote por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida em 1990.

Trabalhou desde 1985 no seminário Menor, lecionando várias disciplinas. Depois de trabalhar na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Mariana e no Seminário da Filosofia, como formador e professor, foi para Roma, onde fez o Mestrado e o Doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana. Atualmente trabalha como coordenador e professor dos cursos de gradução e pós graduação na PUC Minas.

Em nossa paróquia , Padre Márcio se dedicou totalmente, com zelo e alegria, às suas responsabilidades pastorais de vigário, às quais destacamos: a implantação do EJC – Encontro de Jovens com Cristo e do MJC – Movimento de Jovens com Cristo; Revitalização das pastorais do Batismo, da Crisma, dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e da Preparação para o Matrimônio; Realização do Curso Teologia Viva; Formação de Ministros da Palavra; Coordenação de todas as Assembleias Gerais Paroquiais; Realização do Primeiro Retiro Anual Paroquial, sem falar nas visitas aos enfermos de nossa comunidade, confissões, adorações, palestras e coordenação das encenações dos jovens nas solenidades da semana santa, novena da padroeira e natal.

Com sua presença leve, descontraída e humana, nos ensinou, que a verdadeira religião se vive no chão da vida, nas escolhas e atitudes cotidianas, sempre com um sorriso nos lábios e uma mão estendida para acolher a todos, sem distinção, com sinceridade no coração.

A cada homilia nos despertava do torpor da indiferença e comodismo espiritual, conduzindo-nos à compreensão do quão urgente é a necessidade de redescobrirmos a centralidade de nossa fé: JESUS CRISTO, através da escuta e meditação diária do Evangelho e do acolhimento sublime e incomparável da Eucaristia.

Em agosto de 2018, Padre Márcio Paiva foi designado vigário paroquial para a Paróquia São João Batista no bairro Salgado Filho, em Belo Horizonte | MG, tendo permanecido conosco até o dia 04 de setembro de 2018.

2018 – Atual

Padre Ulysses Roberto Lio Trópia, nasceu no dia 12 de outubro de 1957, em Belo Horizonte – MG. Foi ordenado presbítero aos 28 de setembro de 1984, na Paróquia São João Batista, no bairro Salgado Filho. Antes de ser nomeado para a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Padre Ulysses esteve em Roma, Paróquia São José da Lapa, Paróquia São Vicente de Paulo e Paróquia Santo Antônio em Nova Lima.

Em 21 de agosto de 2018, foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, e, no dia 11 de setembro, terça-feira, a comunidade participou da Celebração Eucarística de início do Ministério do Padre Ulysses Roberto Lio Trópia, que assumiu o compromisso como pároco. A missa foi presidida por Dom Geovane Luís da Silva, bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, e concelebrada por vários padres presentes.

Padre Ulysses, de aspecto tranquilo e sereno, possui uma espiritualidade sem igual. Suas celebrações, homilias e estudos bíblicos são verdadeiras aulas de catequese. Em todas as missas do final de semana, realiza  a comunhão espiritual das crianças que ainda não fizeram a primeira eucaristia, mantendo uma participação efetiva junto a todas as pastorais da comunidade.

Com sua chegada, iniciou nesta paróquia a celebração da missa do silêncio, quinzenalmente; A celebração da novena perpétua em honra a Nossa Senhora de Nazaré, às quartas-feiras, às quais contam com o rito de confissão comunitária a cada 15 dias; Visitas aos enfermos juntamente com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística; bem como a celebração da eucaristia na residência dos enfermos na data de seu aniversário.

E como administrador, o que falar?

Em apenas 3 meses a frente da Paróquia, já presenciamos  grandes mudanças, tais como: –  Reparos na casa paroquial;  Restauração do telhado da Igreja; Renovação dos equipamentos de som da Matriz; Reestruturação do Centro Cultural e Reorganização do Ginásio Monsenhor Lydio.

Para o ano de 2019, ele já vislumbra muitos projetos para melhorar ainda mais nossa Paróquia.